Beach Park reúne recorde de voluntários em ação de sustentabilidade

A maior ação de limpeza de praia foi concluída no sábado do dia 28 em uma iniciativa do Beach Park em parceria inédita com ONU Meio Ambiente. Os números impressionam: em seis dias de atividades na praia, no bairro Porto das Dunas e no mangue do Rio Pacoti foram recolhidas 35,3 toneladas de resíduos sólidos descartados de forma incorreta na natureza.

A ação de limpeza integrou a Jornada Sustentável Ceará 2019 e contou, neste sábado, com a presença de aproximadamente 900 voluntários para a coleta de lixo em sete quilômetros de praia. Várias empresas que também preocupam-se com o meio ambiente participaram e apoiaram a ação. A atividade estava alinhada ao movimento global World Clean up Day, que em 2018 reuniu cerca de 18 milhões de pessoas em 157 países participando do maior dia de coleta de resíduos da história da humanidade.

“As ações de sustentabilidade já fazem parte do negócio do Beach Park e momentos como este da Jornada nos mostram que estamos no caminho certo: juntar esforços em prol do meio ambiente. Não é uma tarefa só do poder público mas das empresas e da sociedade em geral. Fico feliz em ver este movimento crescendo cada vez mais”, afirmou Murilo Pascoal, CEO do Beach Park, em boas vindas aos mais de 900 voluntários que estiveram na ação de limpeza deste sábado.

O secretário de Meio Ambiente de Aquiraz, Giliardo Sampaio, exaltou a iniciativa. “Esta preocupação com a natureza reflete a visão empreendedora e consciente do Beach Park que está sempre procurando cuidar do ambiente à sua volta. Como prefeitura esperamos contar com a iniciativa privada para ações semelhantes que preservem as belezas naturais e contar também com vocês como agentes multiplicados”, disse.

A responsabilidade compartilhada no cuidado e na preservação do meio ambiente também foi destacada por Edilainne Pereira, coordenadora nacional do Instituto Limpa Brasil, uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo promover a conscientização da população brasileira para o problema do descarte irregular do lixo urbano. “Segundo estudos, em 2050, teremos mais plástico do que peixes nos oceanos. É urgente que cada um de nós reveja os processos de consumo e a forma como descarta os resíduos. A responsabilidade de combate ao lixo marinho é de todos que vivem neste planeta”, ressaltou.

Além dos voluntários na praia, a limpeza contou com o esforço de mergulhadores da Escola Mar do Ceará, de pescadores da Colônia Z Nove de Aquiraz e de várias empresas que também possuem o meio ambiente como prioridade em suas atividades.

Jornada

O Beach Park promoveu durante o mês de setembro a Jornada Sustentável Ceará, parte de um dos maiores movimentos globais de ação de combate ao descarte indevido de resíduos sólidos. Além da limpeza, a Jornada iniciou o plantio de cerca de 15 mil mudas nas margens do rio Pacoti em comemoração ao Dia da Árvore (21 de setembro) com a participação de crianças das escolas públicas de Aquiraz e recebeu estudantes de universidades e escolas para conhecer a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e o tratamento de água das piscinas do Beach Park.

A sustentabilidade faz parte do negócio do Beach Park Entretenimento. São ações diárias de reuso da água, destinação correta de resíduos sólidos e redução do uso de plástico dentre outros cuidados que resultaram na certificação do selo ISO 14.001, reconhecimento internacional em gestão ambiental e norma adotada por grandes empresas de todo o mundo que têm o compromisso de ampliar os negócios reduzindo o impacto ambiental.

CONHEÇA NOSSOS PARCEIROS

Projeto Mares Limpos

O projeto Mares Limpos da ONU Meio Ambiente chegou no Brasil em setembro de 2017 com objetivo de reduzir os impactos dos plásticos descartados nos oceanos. Ele tem duração de 5 anos e prevê ações capazes de contribuir para um cenário diferente da estimativa de que em 30 anos vamos ter mais plástico do que peixes nos oceanos. A campanha quer mobilizar governos, ativistas, empresas e a sociedade civil para fortalecer a conscientização da necessidade de reduzir drasticamente os plásticos descartáveis e banir as microesferas em produtos de higiene e cosméticos, além de apoiar o Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar do Ministério do Meio Ambiente.

Limpa Brasil

Fundado a partir da empresa Atitude Brasil, o Instituto Limpa Brasil é uma organização sem fins lucrativos responsável pela execução brasileira do maior movimento de mobilização mundial em defesa do descarte adequado de resíduos, o Let’s do it! – que já atraiu voluntários em ações de limpeza em mais de 158 países. No Brasil já foram realizadas intervenções em mais de 20 cidades com o objetivo promover a conscientização para o problema do descarte irregular do lixo urbano. Com a participação de mais de 180 mil pessoas foram coletadas de 3,2 toneladas de resíduos que foram enviados para cooperativas de catadores, gerando assim trabalho e renda para centenas de famílias que vivem da reciclagem.

Menos 1 Lixo

O Menos 1 lixo é um movimento sobre consumo consciente criado pela ativista ambiental Fe Cortez. A organização, que tem como missão reduzir o número de descartáveis no mundo, atua através das dicas práticas do site e das redes sociais, palestras gratuitas em instituições públicas, consultorias, campanhas internas, produção de conteúdo e produção de copos personalizados para as empresas que buscam uma política consciente de seus impactos socioambientais.

Aquasis

A Aquasis é uma ONG, fundada há mais de 20 anos, que tem como missão proteger e evitar a extinção das espécies ameaçadas e habitats importantes no Nordeste do Brasil, com foco principal no Estado do Ceará. Possui uma equipe multidisciplinar, e é apoiada por parceiros nacionais e internacionais.

Escola de Mergulhadores Mar do Ceará

A Mar do Ceará – Escola e Operadora de Mergulho promove mergulho recreativo e estudos e pesquisas com foco nos naufrágios do litoral cearense. A Escola tornou-se referência no Brasil como o centro de mergulho recreativo que mais forma mergulhadores no Estado. Até 2018 já foram formados mais de 500 de mergulhadores, além da identificação de naufrágios e corais, organização de trips marinhas e a publicação do Atlas de Naufrágios do Ceará.

Associação Caatinga

Uma organização, sem fins lucrativos, fundada em 1998, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), tem como missão de promover a conservação das terras, florestas e águas da Caatinga para garantir a permanência de todas as suas formas de vida. A entidade desenvolve projetos de conservação de áreas naturais, restauração florestal e recuperação de nascentes, disseminação de tecnologias sustentáveis de convivência com o semiárido, educação ambiental, apoio à pesquisa para a conservação e articulação para a formulação de políticas públicas ambientais.

Pordunas

A Associação Pordunas foi fundada pelo Beach Park há 8 anos, é formada por empreendimentos e moradores do Porto das Dunas e tem como propósito desenvolver a região de forma sustentável.

Sobre o Beach Park Entretenimento

Com mais de 30 anos de história, o Beach Park Entretenimento é um grupo de empresas genuinamente cearenses que atua em diversas áreas de lazer e entretenimento. Localizado na praia de Porto das Dunas, a 17 km de Fortaleza, capital do Ceará, o complexo turístico Beach Park é uma das opções de lazer mais procuradas pelos viajantes no país inteiro. Atualmente ocupa mais de 160 mil m² e reúne um parque aquático, três resorts, um hotel, além do Restaurante de Praia e da Vila Azul do Mar – espaço de convivência e serviços -, ambos abertos ao público. O AquaPark, que conta com 18 grandes atrações, recebeu em 2017 a notável marca de um milhão de visitantes.

O Beach Park Entretenimento também faz parte do Hall da Fama do TripAdvisor por ter recebido o Certificado de Excelência nos últimos cinco anos. Pelo segundo ano consecutivo, foi eleito um dos melhores lugares para se trabalhar do Brasil pelo Prêmio Great Place To Work (GPTW). Mais que um destino de férias, hoje se consolida como um grupo de entretenimento por meio de suas diversas atuações como a Rádio Beach Park, a Revista Onda Beach Park e o Beach ParkStudios – estúdio de animação próprio.

Com a preservação do meio ambiente sendo uma de suas prioridades, o Beach Park tem reconhecimento internacional de gestão ambiental com o selo ISO 14.001 – norma adotada por grandes empresas de todo o mundo que tem o compromisso de reduzir o impacto ambiental e ampliar os negócios. É sócio- da Pordunas, Associação que tem como objetivo desenvolver projetos e iniciativas sócio ambientalmente responsáveis para melhoria da qualidade de vida da região do Porto das Dunas, em Aquiraz-CE.

Serviços Beach Park:

Site: www.beachpark.com.br

Blog: blog.beachpark.com.br

Facebook: www.facebook.com/BeachParkBrasil

Instagram: instagram.com/beachpark

Twitter: twitter.com/beachpark

Youtube: www.youtube.com/user/tvbeachpark

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.